Pesquisar neste blog

sábado, 12 de dezembro de 2009

AINDA NA CIDADE DE PANAMA




Passaremos o final de semana na Cidade do Panamá. Houve problemas com a documentação da ONÇA, que ainda está no Puerto Balboa. O imponderável da viagem!
É inverno, o que significa chuvas tropicais rápidas, diárias, sol forte e calor úmido de 30 a 35oC. Este clima, contribuiu para as grandes epidemias de febre amarela, cólera e malária no passado, principalmente durante a construção da ferrovia e do Canal que ligam os oceanos. "Cidade pestilenta" diziam...
A cidade é cheia de contrastes, como várias na América Latina. De um lado a miséria, o desemprego, os cortiços, a violência (tudo isso muito difícil de fotografar), do outro, a sofisticação dos centros comerciais e dos prédios altos e imponentes da orla do Pacífico. Também há um ar nostálgico, caribenho, colorido nas ruas e no centro antigo, que lembra os anos 50. Encantador!
O Canal certamente é estratégico para a economia do país. Passou a ser gerenciado totalmente pelos panamenhos em 1999. Seus recursos possivelmente não melhoraram a vida do panamenho comum.
É nítida a marca dos 70 anos de presença americana na Zona do Canal; bairros inteiros, culinária, palavras faladas na rua, nomes de praças, monumentos... Ouve-se na cidade que a vida piorou depois que os "gringos" foram embora...








Um comentário:

  1. O aniversário foi um sucesso.
    acho que a ONÇA não tá querendo sair da América do Sul, questão de habitat natural rrss
    Que tudo dê certo nesse trecho cheio de fronteiras.
    Beijos
    Bel

    ResponderExcluir