Pesquisar neste blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A BANDEIRA DO BRASIL

Deixamos Lima rumo norte, pelo litoral, e rodamos cerca de 600 km até Trujillo, cidade sobre a qual comentaremos amanhã.
A postagem de hoje é sobre a nossa bandeira. Estávamos em dúvida se levaríamos uma bandeira brasileira hasteada na ONÇA. Pensávamos que talvez fosse um exibicionismo desnecessário. Agora vemos que foi bastante oportuno ter trazido nossa bandeira.
Em primeiro lugar, ela tem sido um fator de aglutinação. Brasileiros radicados em muitas das cidades por onde passamos vieram até nós atraídos pela bandeira, nos cumprimentar, perguntar de que cidade somos, contar suas histórias, seus sonhos, suas desilusões.
Além disso, é surpreendente como a bandeira chama a atenção de moradores locais. Nesta viagem, quantos e quantos argentinos, chilenos, peruanos acenaram para nós contando que estiveram no Brasil em tal ano, que têm um parente morando no Brasil, comentando algo sobre alguma celebridade brasileira, ou simplesmente gritando "Brasil, Brasil". Foram incontáveis histórias ouvidas com prazer, como a de um argentino que fugindo da ditadura foi viver no Braz, onde vendia alho e cebola de porta em porta. Esses contatos com gente simples, alegre, comunicativa enriqueceram muito nossa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário