Pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

LA OTRA DERECHA

Não falamos espanhol, nem o pessoal aqui fala português. Então, nossa comunicação é um pouco complicada. Mas, além da barreira do idioma, tem outras dificuldades que às vezes emperram nosso entendimento.
Uma delas, que custamos a entender, é que as palavras "derecha" e "izquierda" nem sempre querem dizer direita e esquerda. Em cerca de 40% das vezes que nossos interlocutores nos mandam virar para a "derecha", na verdade devemos ir para a esquerda. Apelidamos essa direção de "la otra derecha". Tem também "la otra izquierda", essa menos frequente (uns 20% de incidência, em nossa estatística). Uma boa dica é olhar para as mãos da pessoa que nos dá indicações. As mãos não erram. Se o hermano nos manda para a "derecha" e aponta para a esquerda, é para lá que temos que ir.
Uma outra dica é o FCD, fator de correção de distâncias, estimado aqui no Equador como em torno de 2,5. Se dizem que fica duas quadras adiante, pode esperar que são cinco. Se dizem que faltam quatro quilômetros para chegarmos, faltam uns dez. E assim vai.

4 comentários:

  1. ola casal,
    excelente dica pra achar o caminho.e as fotos....certeza que dara um belo livro no final.e com a visão de medicos da saude coletiva.o melhor
    boa viagem
    abraço grande
    georges

    ResponderExcluir
  2. rita, é silvana, sua irmazita me enviou sobre esta aventura de voces.
    maravilhoso.........agora o que é este porco pendurado nesta varanda !!!!!!!

    muitas bençãos para vcs nesta viagem.......tenho certeza que ela vai valer por um curso universitario vivo.luz,silvana

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo o primeiro trecho da viagem!
    Parabéns pelas imagens, são todas lindas, inclusive o porco pendurado...hehehe
    agora aguardamos el Panamá... adelante!
    beijos
    Lia.

    ResponderExcluir
  4. Até parece que vocês não viveram nada semelhante pelas ruas de campinas, botucatu, e até mesmo de sumpaulo, tem que ver onde é que aponta o dedo, o nome da direção também importa pouco por aqui, abração e boa viagem, Zô.

    ResponderExcluir