Uma viagem como essa precisa de preparação. E põe preparação nisso! Começamos trocando idéias com amigos off-roaders que já navegaram em trechos por onde passaremos. Depois, reunimos um grande número de guias turísticos e mapas rodoviários cobrindo os 13 países do trajeto. Na web, conseguimos muito material: mapas, comentários, dicas, sugestões, além de uma base roteável para GPS, muito detalhada, cobrindo todo o território da Argentina e do Chile. Juntando as informações obtidas nessas inúmeras fontes, escrevemos um roteiro com os caminhos, a quilometragem e os prováveis locais de parada a cada dia da viagem, descrevendo o que imaginamos que será o nosso dia-a-dia. Por fim, fizemos contato com todas as embaixadas dos países envolvidos, verificando e preparando a documentação necessária para a entrada em cada país do trajeto.
Pesquisar neste blog
domingo, 26 de julho de 2009
sexta-feira, 24 de julho de 2009
O CARRO
Seguiremos com uma camionete Mitsubishi L200 Savana 2009, 4x4 diesel. Nela instalamos um guincho elétrico com capacidade de tração de até 4 toneladas, trocamos os pneus mud originais por um jogo All Terrain T/A 265/75R16. Substituímos os amortecedores originais dianteiros e traseiros por outros bem mais resistentes à compressão e à expansão. Instalamos rádio VHF, GPS e um sistema de telefonia móvel via satélite. Também, dois faróis auxiliares. Colocamos uma capota na caçamba para melhor proteger a bagagem, uma bateria auxiliar para tocar os novos assessórios elétricos e, finalmente, instalamos uma barraca de teto para as noites nas montanhas. No carro estamos levando um kit cozinha básico e uma geladeira portátil. O veículo - após ser testado por 20 mil quilômetros em condições duras no Pantanal Matogrossense, Serras da Canastra, Mantiqueira e Bocaina, além da Rodovia Tranzamazônica (foto) - ganhou o apelido de ONÇA, e está pronto para partir.
O TRAJETO
Nossa programação é, saindo de Campinas, entrar na Argentina por Foz do Iguaçu (PR). De lá seguiremos para o Chile, Peru e Equador. Na cidade de Guayaquil, Equador, enviaremos o carro por navio para o Porto de Colon, no Panamá, pois não há ligação por terra entre a América do Sul e o Panamá, primeiro país da América Central.
Uma vez no Panamá, seguiremos para Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize, México, finalmente entrando nos EUA por Brownsville, Texas, seguindo até a cidade de Lawrence, no Kansas, nosso destino final.